quarta-feira, 19 de maio de 2010

GRANDE LEILÃO DE ESPÓLIO: EDMUNDO GARDOLINSKI

Na imagem, o engenheiro Edmundo Gardolinski, durante a execução do projeto inicial da “Vila do IAPI”.






O grande leilão de espólio que será realizado no dia 8 de Junho está sendo elaborado com base no magnífico acervo de Edmundo Gardolinski, confirmando em aproximados 400 lotes a qualidade e requinte do conjunto.





SOBRE EDMUNDO

De ascendência polonesa, dedicou-se, em certo sentido, a localizar os diversos núcleos de colonização polonesa no estado. Nessas ocasiões, além do contato pessoal com as famílias de imigrantes, fotografou muitos desses núcleos o que possibilitou uma visão da vida, do cotidiano daqueles imigrantes. Escreveu artigos sobre imigração polonesa, publicados em jornais do Rio Grande do Sul e Paraná. Alguns de seus trabalhos foram publicados pela Academia de Ciências de Varsóvia, Polônia, e na revista francesa Kultura. É de sua autoria o artigo "Imigração e Colonização Polonesa", da Enciclopédia Rio-Grandense.
Edmundo Gardolinski coordenava o grupo polonês que organizava o Biênio da Colonização e Imigração no Estado do Rio Grande do Sul, quando faleceu, em outubro de 1974. Seu estudo Escolas da Colonização Polonesa no Rio Grande do Sul teve publicação póstuma em co-edição da Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes e Universidade de Caxias do Sul, integrando a coleção Imigração Polonesa.
A acrescentar também que, por sua atuação profissional, engenheiro civil, cuja maior obra executada foi o Conjunto Habitacional Passo D’Areia, mais conhecido como a Vila do IAPI, em Porto Alegre, também fotografou as várias obras em que esteve a frente enquanto responsável por sua execução. Possibilitou dessa maneira um grande conjunto de fotografias, além daquelas de interesse mais geral, como viagens de turismo, festividades que diziam respeito aos poloneses, etc.







CONTATO

E-mail: atendimento@agenciadeleiloes.com.br
Fone: 51-30615017
Site: Agência de leilões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário