quarta-feira, 31 de março de 2010

LEILÃO DE ABRIL/2010: ARTE SACRA


Dia 20 de Abril às 20h00min, a Agência de Leilões e Espaço Cultural Porto Alegre (Rua Câncio Gomes, n°661 - Porto Alegre, RS) realizará um leilão de arte e antiguidades e a partir de hoje serão postadas algumas imagens de objetos que serão leiloados na data citada, começando pelas obras de arte sacra.

“Arte sacra é o nome dado a toda produção artística qualificada e destinada ao culto sagrado. É uma "teologia em imagens", deve representar as verdades da fé, não de um modo arbitrário, mas de exposição do dogma cristão com a maior fidelidade possível e com sentimentos autenticamente piedosos. A intenção das obras, nesse estilo, é despertar nos fiéis emoções puras e singelas, revelar-lhes a visão do Paraíso ainda na Terra, um lampejo da perfeição..”


Na imagem (esquerda para direita): Cristo português Dom José, século XVIII, com resplendor e detalhes da cruz em prata - med. 101 cm x 37 cm/ Virgem Maria com menino Jesus. Alemanha, final do século XVII início do XVIII - med. 67 cm altura/ Santo português século XVII - med. 28 cm altura/Cristo Minas Gerais século XVIII - med. 22 cm altura.

terça-feira, 30 de março de 2010

Noite de autógrafos do livro "MANCEBO".




“Julio Mancebo foi além dos cânones intelectuais do legado construtivo, não se amarrando a soluções pictóricas já conhecidas.”

“Mancebo se apropria da luz meridional, a um tempo solar e invernal, e da paisagem do Prata e da capital uruguaia, transformando-a em pura vibração que se funde à estrutura de suas telas, tornada em sutileza”

“Mancebo é leal àquela tradição, respeitando as lições que aprendeu diretamente do mestre e que compartilhou com os colegas, também reverenciados: Planejamento, estrutura, proporção, fundamentação teórica, método, estudo de cores, experimentação de materiais.”



Estes trechos fazem parte do prólogo do livro sobre a vida e obra do artista plástico uruguaio Julio Mancebo. O livro em versão trilíngue (espanhol/português/inglês) contém um prólogo de Ricardo Orsi, um artigo de Juan Fló, Joaquín Torres García y su taller, e uma entrevista de caráter biográfico com o pintor realizada por José da Cruz.
Será realizada uma noite de autógrafos no dia 9 de Abril, sexta, das 19h às 22h30min, na Agência de Leilões e Espaço Cultural Porto Alegre (Rua Câncio Gomes, 661 Porto Alegre-RS). O espaço cultural também sediará uma exposição individual do artista, que estará presente ao evento (Até o dia 30 de Abril). Algumas das obras exibidas estarão à venda.