terça-feira, 5 de junho de 2012

MAIS UM DESTAQUE DE NOSSO LEILÃO COMEMORATIVO DE DEZ ANOS DA AGÊNCIA DE LEILÕES.


Bola do tetracampeonato do Brasil será leiloada em Porto Alegre

Peça tem os autógrafos de alguns jogadores que participaram da conquista em 1994

Bola do tetracampeonato do Brasil será leiloada em Porto Alegre<br /><b>Crédito: </b> Divulgação CP
Bola do tetracampeonato do Brasil será leiloada em Porto Alegre
O evento que irá leiloar a bola do Maracanazo, trágica derrota da Seleção Brasileira para o Uruguai na Copa de 1950, acaba de ganhar um destaque de última hora. Agência de Leilões e Espaço Cultural de Porto Alegre também disponibilizará no dia 19 de junho a bola do tetracampeonato brasileiro, conquistado na Copa do Mundo de 1994.

A bola oficial da competição está assinada por jogadores e pela comissão técnica do Brasil. Segundo informações, o objeto foi adquirido em outubro de 94, em um evento beneficente na cidade de São Paulo. Na época, o leilão foi organizado pela então primeira dama do estado, Ika Fleury. A peça custou em torno de R$ 17 mil em valores atuais.

Na última semana, a bola do Maracanazo passou por uma polêmica. Na edição da última quinta-feira do jornal uruguaio El País, uma matéria levantou a possibilidade de a peça ter sido roubada da Capela da San Cono, na cidade uruguaia de Florida, em 1980. A casa de leilões responsável pela bola, no entanto, garante a autenticidade do artefato que saiu dos pés de Ghiggia para calar não só o Maracanã lotado, como todo o Brasil.

De acordo com Anderson Maciel, da Agência de Leilões e Espaço Cultural Porto Alegre, há um registro em cartório (foto ao lado) feito em 2005, no Uruguai, com a assinatura do próprio Ghiggia comprovando que tanto a bola como a assinatura de outros jogadores uruguaios presentes na famosa decisão são autênticas.